×
GR8.COM.VC
Cidades
itapecerica da serra
Sem segurança, UBS de Itapecerica da Serra perde 439 doses de vacinas incluindo as de Coronavac
Autarquia da Saúde se isenta e pede explicações a terceiros; entenda.
06/03/2021 - 17:26
Redação

Na manhã desta última sexta-feira (5), a Autarquia da Saúde divulgou a perda de 439 doses de vacinas, que incluiem as de Coronavac.

A unidade USF Potuverá atende cerca de 6.700 pessoas e fica localizada em um bairro distante do centro da cidade. Sem segurança e com monitoramento deficitário, a unidade foi invadida.

Logo pela manhã, com a chegada dos primeiros funcionários a USF, foi notado o arrombamento do cadeado, os vidros da porta quebrados e a falta de luz, onde os fios de energia foram cortados pelos invasores.

A unidade ficou fechada durante todo o dia para verificação de perdas, reparos e reestabelecimento de energia já que não possui gerador. A Autarquia da Saúde diz que nada foi levado, mas que foram perdidas 439 vacinas de diversas doenças, dentre elas 84 eram imunizantes da COVID-19, a CoronaVac.

“Mesmo não tendo levado nada, os prejuízos com as vacinas são irrecuperáveis, pois os fios de energia elétrica foram cortados, provocando suspensão de energia por longo período. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados”, declarou em nota.

Em nota, Autarquia da Saúde se isenta da responsabilidade de garantir a segurança das unidades de saúde, responsabiliza empresa que presta o serviço de monitoramento e diz que pedirá explicações a terceirizada.

Segundo a autarquia, a empresa presta serviço de monitoramento através de câmeras e alarmes, afirmando que os aparelhos não emitiram o alerta durante a ação e nem a empresa contactou o responsável.

Através das redes sociais, munícipes demonstraram sua indignação com a falta de segurança mesmo com o monitoramento e cobraram que as vacinas devem ser protegidas por guardas 24h por dia.

Questionada sobre a fragilidade da segurança e ausência de gerador de energia para conservar as vacinas em situação de emergência, a prefeitura não se manifestou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido por lei de direitos autorais.