O ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, assinou um acordo de compra com o clube Cruzeiro. A informação foi confirmada neste sábado (18) em anúncio ao lado do presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues. O acordo foi firmado em São Paulo e deve ser concluído em até cinco meses.
Nesta sexta-feira (17), conselheiros e associados votaram a alteração do estatuto do clube. Com a decisão, o clube mineiro poderia repassar até 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Dessa forma, Fenômeno se tornou o acionista majoritário do futebol do clube. Em assembleia geral, 564 pessoas estiveram presentes à votação, das quais 544 foram a favor da mudança no estatuto. Anteriormente, o Cruzeiro só podia vender 49% das ações da SAF.
“Feliz demais de ter concluído essa operação. Dizer que tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro aonde ele merece estar. Temos muito trabalho pela frente. Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, vá ao estádio, porque vamos precisar de muita força e união. Temos muito trabalho e ambição para fazer o Cruzeiro novamente. Não temos nada que comemorar ainda, mas temos muita ambição”, declarou Ronaldo, que foi revelado pelo Cruzeiro.
O anúncio foi divulgado no Twitter por Pedro Mesquita, um dos sócios da corretora XP.
“Ronaldo será nosso acionista majoritário Cruzeiro SAF. Obrigado. Estamos certos de que este é um projeto que será pioneiro para o futebol brasileiro”, afirmou o presidente do Cruzeiro.
A negociação é a primeira da história do país desde que o projeto de lei nº 5516, de 2019, foi aprovado há três meses. Segundo a nova legislação, os clubes brasileiros podem virar empresas dedicadas à pratica do futebol, e assim alavancar a capacidade de captação de recursos, como nos maiores mercados de futebol no mundo.
“Esse é o primeiro negócio de uma nova frente relevante para o mercado de Investment Banking no Brasil, o país do futebol. Não tenho dúvida de que é transformacional na história do esporte brasileiro. Teremos clubes ainda mais fortes, com capacidade de investimento em nível global. O futebol brasileiro nunca mais será o mesmo. É um ciclo virtuoso que se inicia e estamos prontos para ajudar todos os nossos clientes nessa jornada”, diz José Berenguer, CEO do Banco XP.
O ex-jogador é presidente e sócio majoritário do Real Valladolid, clube da primeira divisão da Espanha, dono de uma agência de marketing esportivo e de uma empresa de e-sports.
Do R7
Deixe uma resposta