Retomada no piso salarial da enfermagem, nesta terça-feira o Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima sexta-feira (23), o início do julgamento para a liberação do pagamento do piso nacional da enfermagem. A ação será julgada em sessão aberta no plenário virtual disponível até 23h59 de 30 de junho.
O que falta para essa decisão são alguns ministros que faltam julgar se referendam ou não a decisão, pois a decisão do pagamento do piso foi liberado em maio pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso.
O caso começou a ser julgado em maio, com os votos de Barroso e Edson Fachin. Um pedido de vista (mais tempo de análise) de Gilmar Mendes, entretanto, adiou o desfecho. Uma tentativa de retomada foi feita em 16 de junho, quando Gilmar Mendes apresentou voto assinado em conjunto com Barroso, ato inédito no Supremo. Contudo, nova vista pedida por Dias Toffoli novamente impediu a continuidade da análise.
Uma costura interna permitiu que o caso voltasse a pauta nesta sexta (23), o que possibilita que uma decisão seja tomada antes do recesso de julho no Judiciário, salvo se houver nova vista ou pedido de destaque, que remeteria a ação para deliberação presencial no plenário físico.
Deixe uma resposta