×
GR8.COM.VC
Esportes
Esporte em luto
Morte de Maguila, ícone do boxe brasileiro, deixa legado esportivo e batalha contra doença
O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu hoje aos 66 anos
24/10/2024 - 17:01
Deive Reis

O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu hoje aos 66 anos, após uma longa luta contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição neurodegenerativa causada pelos inúmeros golpes na cabeça ao longo de sua carreira. Maguila estava internado desde 2017 em uma clínica em Itu, São Paulo, onde recebia tratamento paliativo.

Nascido em Aracaju, Sergipe, Maguila teve uma carreira brilhante nos ringues, acumulando 81 vitórias em 86 lutas, sendo 68 por nocaute. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial dos pesos pesados pela Federação Mundial de Boxe em 1995. Além disso, foi campeão brasileiro, sul-americano e latino-americano, enfrentando adversários renomados como James Smith e Evander Holyfield.

Após sua aposentadoria em 2000, a saúde de Maguila começou a deteriorar, e em 2014 ele foi diagnosticado com ETC, comumente conhecida como “demência pugilística”. Sua condição evoluiu, comprometendo suas funções motoras e cognitivas, levando-o à internação permanente. Maguila também enfrentou dificuldades financeiras e de saúde mental nos últimos anos, mas continuava recebendo apoio da esposa, Irani Pinheiro, e de seus fãs, Internado há 7 anos, situação de Maguila é a prova que o mundo dá voltas.

Maguila será lembrado não só pelos seus feitos no esporte, mas também pelo seu carisma e pelo exemplo de superação. A data do velório e demais cerimônias ainda serão confirmadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido por lei de direitos autorais.