Uma das competições mais importantes do ano está prestes a chegar ao fim, decretando assim o seu campeão. E é claro que estou me referindo a Copa Libertadores da América. É a 61ª edição da competição realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
O ano de 2020 com certeza foi um ano atípico não só para o esporte brasileiro, como também para todo esporte mundial. Muitas competições de encerrarão no ano de 2021 devido às pausas nos campeonatos e adiamentos nos jogos por conta da pandemia da COVID-19. Libertadores, Campeonato Brasileiro, são exemplos dessas competições.
Durante um ano inteiro, times disputam para ver quem conseguirá uma vaga. Seja na Pré-libertadores ou indo direto para Fase de Grupos. A partir dos jogos da fase de grupos, que se é realmente considerado o início da Libertadores.
Todos os times que tem a chance de participar desta incrível competição, fazem de tudo para dar o seu melhor. Afinal todos querem conquistar “La Gloria Eterna”, ser o campeão da América.
E acredite, muitas equipes são capazes de surpreender. Times que são colocados como favoritos, são eliminados. Os que são considerados “mais fracos”, chegam longe e acabam chocando todos os entendedores e admiradores do esporte. Não podemos prever quem vai avançar, quem vai ser eliminado, quem vai ser declarado campeão. Dentro do futebol, e acredito que posso dizer que em especial nesta competição, as equipes se mostram verdadeiras caixinhas de surpresas.
A final desta edição da Copa Libertadores terá duas equipes brasileiras e coincidência ou não, as duas equipes também são paulistas. Coisa que só aconteceu duas vezes em toda a história. Em 2005, entre São Paulo x Athletico – PR e no ano seguinte entre São Paulo x Internacional. Mas agora, vamos aos finalistas deste ano.
De um lado temos o Palmeiras, que teve a 2ª melhor campanha da história da Libertadores e que derrotou o gigante River Plate(considerado por muitos, favorito) durante a semi-final. O Palmeiras tem 12 jogos pela Libertadores, com nove vitórias, dois empates e uma derrota. O verdão marcou 32 gols e foi vazado apenas seis vezes.
Do outro lado, a equipe do Santos. Sua campanha nesta edição foi considerada melhor que em 2011, onde o time paulista foi tricampeão da Libertadores. Com os mesmos 12 jogos, o Peixe venceu oito, empatou três e perdeu uma. A equipe marcou 20 gols e levou nove.
A final será realizada no dia 30 de janeiro no incrível Estádio do Maracanã, que já foi palco de jogos de tirar o fôlego de todos os presentes e não presentes. Eu mesma já vivi momentos surreais ali, como torcedora. Duas equipes que possuem excelentes jogadores e grandes torcidas, que infelizmente não poderão fazer festa ao lado do clube do seu coração.
Mas afinal, qual deles levará essa competição? Qual deles trará alegria para sua torcida? Qual deles será o que vai conquistar a tão sonhada “Glória Eterna”?
Não possuo favorito e não tenho apostas para este jogo. Mas sei que com certeza, vai ser de tirar o fôlego!!!
Deixe uma resposta