No início da tarde deste domingo (17), a ANVISA aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e a de Oxford.
Após a aprovação, a enfermeira Monica Calazans, de 54 anos, foi vacinada com a CoronaVac, sendo assim, a primeira brasileira a receber a vacina. Monica trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.
A primeira dose da vacina foi aplicada no Hospital das Clinicas de Medicina da Universade de São Paulo (USP), em São Paulo. Após tomar a primeira dose, Monica recebeu o governador Doria que a entregou uma pulseira que dizia “Eu me vacinei” e um selo escrito “Estou vacinado pelo Butantan”.
Monica foi a primeira pessoa a receber a vacina fora dos estudos clínicos. A enfermeira também foi voluntária para participar dos testes clínicos da terceira fase, mas recebeu placebo.
Após o ato de vacinação, Doria deu uma coletiva de imprensa onde informou que a vacinação começa em todo o estado ainda neste domingo (17) nos hospitais de referência, sendo aplicadas em indígenas.
Doria também afirmou que o plano estadual de vacinação terá início nesta segunda-feira (18), com envio de insumos e vacina às prefeituras e com recomendação de aplicação preferencial nos agentes de saúde que atuam na linha de frente no combate ao corona vírus.
Deixe uma resposta