O governador de São Paulo, João Dória, anunciou nesta segunda-feira (07) o plano de vacinação contra o corona vírus. Segundo cronograma divulgado, a vacinação começa dia 25 de janeiro em profissionais da saúde, indigenas e quilombas.
A primeira fase da vacinação conta com 5 etapas e irá vacinar cerca de 9 milhões de pessoas entre profissionais da saúde e idosos de 60 anos ou mais. De acordo com o governo, o estado já possui 5,2 mil postos de vacinação nos 645 municipios de São Paulo. O governo também garantiu que haverá insumos, como seringas e agulhas, para todo o programa previsto na primeira fase.
Com a primeira aquisição das vacinas, cerca de 4 milhões serão disponibilizadas para outros estados. Segundo Dória, oito estados já manifestaram interesse, entre eles prefeitos eleitos da cidade do Rio de Janeiro e Curitiba.
Apesar de toda a programação pronta, a vacina CoronaVac ainda não foi liberada pela Anvisa. O Instituto Butantan ainda não disponibilizou os relatórios de comprovação de eficácia da terceira fase, sem este documento não é possível solicitar a Anvisa a autorização para utilizar a vacina.
É previsto que o Instituto Butantan envie os relatórios ainda em dezembro, com a esperança que a Anvisa aprove o uso do imunizante até a primeira semana de janeira.
Confira a programação da primeira fase:
Deixe uma resposta