O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (30), a pesquisa da taxa de desemprego que ficou em 8,3% no trimestre encerrado em maio de 2023. Esse resultado aponta que 8,9 milhões de pessoas estão desempregadas, uma queda de 3% em relação ao trimestre anterior -15,9% se comparado ao mesmo período de 2022.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que mostra que a taxa é a menor para um trimestre encerrado em maio desde 2015, quando ficou 8,3%
A pesquisa ainda apresentou um recuo de 0,3% em relação ao trimestre encerrado em fevereiro de 2023 e queda de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Esse recuo no trimestre foi mais influenciado pela queda do número de pessoas procurando trabalho do que por aumento expressivo de trabalhadores. Foi a menor pressão no mercado de trabalho que provocou a redução na taxa de desocupação”, explica Adriana Beringuy, coordenadora de Pnad.
Em maio, o número de pessoas ocupadas foi de 98,4 milhões e mostrou estabilidade na comparação trimestral e cresceu 0,9% no ano. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado manteve-se estável tanto na comparação trimestral quanto na anual, ficando em 12,9 milhões de pessoas. O contingente de trabalhadores com carteira foi de 36,8 milhões, estável no trimestre, mas com aumento de 3,5%, mais 1,83 milhão de pessoas, no ano.
Deixe uma resposta