Em último boletim divulgado neste domingo, 21, Dr. Nakano ocultou ao menos 39 mortes por covid-19 ocorridos na cidade de Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
O boletim apresentou 205 mortes, mas segundo o governo do estado, foram registrados 244 mortes por COVID-19 (fonte SEADE), 39 mortes a mais do que o divulgado.
A cidade de Itapecerica da Serra está com 100% dos leitos ocupados e já registra 244 mortos pela COVID-19 em um ano de pandemia.
Em menos de 100 dias de governo, Dr. Nakano vem sendo duramente criticado pelas ações ineficazes de Combate ao Corona vírus após o fechamento do Pronto Socorro do HGIS.
Além da ocultação e da falta de ações enérgicas contra a covid-19, Dr. Nakano conseguiu perder mais de 400 doses de vacinas, incluindo vacinas contra a covid-19 que por falta de segurança tiveram de ser descartadas.
No dia 1º de fevereiro de 2021 o pronto-socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, o HGIS, foi fechado e com ele algumas especialidades também deixaram de atender no local.
No inicio de janeiro deste ano, a região do CONISUD foi informada sobre o fechamento do PS dos hospitais gerais de Itapecerica e Cotia. Os prefeitos da região se juntaram, e mesmo com a ausência de Dr. Nakano ,se reuniram com representantes do governo para tentar reverter a situação e conseguiram um acordo de manter os PS abertos por mais 90 dias para que todas as cidades que utilizam o serviço pudessem se preparar.
O prefeito de Itapecerica, não se juntou aos demais, mas procurou pela ajuda da deputada estadual Analice Fernandes, e obtiveram o mesmo acordo de mais 90 dias.
Apesar do acordo firmado ambas as partes, o governo do estado não cumpriu e fechou o PS no dia primeiro de fevereiro.
No último dia 05, a Autarquia da Saúde soltou uma nota informando o descarte de mais de 400 doses de vacina, incluindo as de covid-19 – a CoronaVac -, após uma tentativa de assalto na unidade USF Potuverá.
Segundo informações divulgadas pela Autarquia, a ação teria ocorrido na madrugada e apenas notada com a chegada dos funcionários pela manhã para trabalhar. A porta teria sido arrombada, vidros quebrados e cabos de energia cortados, o que ocasionou falta de energia elétrica no freezer que guardavam as vacinas.
Ao todo foram descartadas 439 vacinas de diversas doenças, entre elas 84 contra a covid-19. De acordo com a prefeitura, o local é vigiado por câmeras de segurança de alarmas, que não foram acionados.
A Autarquia da Saúde abriu um boletim de ocorrência e disse ter pedido explicações a terceirizada que opera a segurança do local, se isentando do incidente ocorrido.
O Portal GR8 entrou em contato com a Prefeitura de Itapecerica da Serra, mas até o fechamento desta matéria a prefeitura não se manifestou.
Deixe uma resposta